Decisão foi informada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) após uma reunião com o ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos.
Publicado por g1 Sorocaba e Jundiaí em 22/02/2024 16h28.
O Ministério de Portos e Aeroportos deu o aval para a internacionalização do Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP). A decisão foi informada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) após uma reunião com o chefe da pasta federal na quarta-feira (22).
Em suas redes sociais, Manga usou uma faixa para anunciar o processo e lembrou que é um grande avanço para a cidade. “Está autorizada a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba”, disse.
Ele comentou ainda que o próximo passo é buscar voos comerciais de Sorocaba para outras cidades e capitais brasileiras. Na sequência, o prefeito usou um vídeo onde o ministro Silvio Costa Filho fala sobre a internacionalização.
“Será o maior hub de manutenção da América Latina. Isso vai ser fundamental para a aviação brasileira, sobretudo, para o desenvolvimento econômico de toda a região e, sobretudo, da cidade de Sorocaba”, diz o ministro no vídeo.
O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba foi iniciado em 2012, na gestão de Vitor Lippi (PSDB). Foram quase 12 anos de negociações a respeito do assunto. Nesse intervalo, o aeroporto foi passado para a iniciativa privada, em 2021, e o Aeroporto Catarina, em São Roque (SP), que foi iniciado em 2014, foi internacionalizado antes, em 2023.
O aeroporto
Tendo suas atividades iniciadas na década de 1940, com seu aeroclube, o Aeroporto de Sorocaba já é um dos maiores do mundo em manutenção de aeronaves. O local é divido em três áreas: particular, municipal e estatual.
Operado pela Voa-SP, o aeroporto tem pista principal de 1.630 metros, das quais apenas 1.480 metros são homologados, ou seja, podem ser usados.