REDEMET ganha visual inovador e facilidades para o usuário em nova versão

No Dia Mundial da Meteorologia, celebrado em 23 de março, a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET) disponibiliza sua nova versão, a quinta desde sua criação, em 1998.

A nova versão traz um desenho mais moderno e limpo, com destaque para as informações operacionais.

Ao acessar a nova REDEMET, o usuário tem um visual mais arejado e mais espaço útil para visualizar os dados meteorológicos no mapa.

Uma das estratégias para dar mais fluidez à navegação no mapa é a possibilidade de ocultar a barra lateral que contém os menus. Uma vez selecionado o produto meteorológico para exibição no mapa, surgem caixas de controle das camadas, com funções aglutinadas e de fácil acesso Essas caixas permitem a configuração dos produtos. O conteúdo referente a diferentes produtos aparece sobreposto no mapa, e o usuário pode navegar à vontade, que a configuração de visualização do mapa se mantém.

Olhar para o futuro

Uma das principais inovações da REDEMET diz respeito à exibição de dados de aeródromos em meteograma. Quando selecionado, este serviço ocupa a parte inferior da tela, com os dados de tempo atual (METAR) exibidos em forma de gráfico, com link para acesso fácil ao ROTAER – que é o catálogo de informações dos aeródromos brasileiros para pilotos, disponível no AISWEB.

Além do METAR, detalhado no gráfico com até 96 horas passadas, o meteograma exibe, ainda, dados do tempo previsto para o aeródromo, gerados a partir do modelo numérico desenvolvido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

O carregamento dos dados dos diversos produtos está mais ágil em relação à versão anterior, pois todo o conteúdo é exibido a partir do consumo dos serviços por meio da API-REDEMET. As API aprimoradas continuam à disposição de terceiros que desejem consumir os dados para utilizar em outras aplicações.

A fim de garantir um processo de implementação que não tenha impacto na rotina operacional, a nova versão está na fase beta e irá conviver com a REDEMET atual. Como foco, no primeiro momento, o usuário terá a possibilidade de conhecer, entender e experimentar as novas funcionalidades e, com isso, contribuir com sugestão de melhorias, fazendo parte do processo de aperfeiçoamento centrado na experiência do usuário.

A nova REDEMET é um produto da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), desenvolvida pela ATD-1, polo sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília – DF.

A ATD-1 concentra o desenvolvimento e a manutenção de produtos digitais da área de Meteorologia Aeronáutica, como Sistema de Análise e Gestão do TAF (SAGTAF) e BERTOS.

Para as próximas melhorias da REDEMET, estão previstos:

– Notificações de Avisos Operacionais

– Novo Autoatendimento, integrado com o AISWEB para melhorar o planejamento de voo

– Possibilidade de salvar configurações de mapa

– Serviço de Alerta: customizar alertas para Aeródromos, de acordo com critérios definidos por parâmetros

– Novas Camadas de Mapa: disponibilização de todas as camadas disponibilizadas no GEOAISWEB

– Adicionar camadas: poder visualizar camadas a partir do carregamento de URL em formato GEOJSON

Clique aqui  para acessar a nova versão da REDEMET.

SAC

O que você achou da nova REDEMET? Dê  sua opinião por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do DECEA, disponível na Central de Ajuda do DECEA (selecionar REDEMET na lista de assuntos).

Por Glória Galembeck – ATD/SDOP

Editado por Daisy Meireles

Clique aqui para ler o artigo original no site do DECEA.

Artigos Recentes

Artigos Relacionados