Torre de controle do aeroporto de Sorocaba é equipada e inaugurada

Torre está em fase de homologação pela Aeronáutica e deve começar a operar em janeiro do ano que vem. Estrutura física estava pronta desde junho de 2017.

A torre de controle do Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), foi entregue no fim da manhã desta terça-feira (10). Foram dois anos para terminar a obra da estrutura e colocar os equipamentos.

Além das obras de implantação da torre de controle (TWR), foram entregues os serviços de vigilância eletrônica, com a central de monitoramento 24 horas.

A torre está em fase de pré-operação e homologação pela Aeronáutica, que vai observar o fluxo de operações do aeroporto para fazer as alterações necessárias.

Ela deve começar a operar em janeiro do ano que vem, sempre das 6h às 23h. Os funcionários são de uma empresa terceirizada subordinada à Aeronáutica.

Até então, os pilotos faziam autocontrole, o que, segundo eles, já provocou vários avisos de quase colisão. Com a presença da torre, os controladores terão mais informações, inclusive meteorológicas.

A estrutura física da torre estava pronta desde junho de 2017, com vários anúncios de conclusão, mas faltava equipá-la para o devido funcionamento.

Segundo o Daesp, a contratação de serviços de engenharia para implantação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA) no aeroporto foi feita mediante licitação. Na época da divulgação, o investimento era estimado em R$ 8,4 milhões.

Mais movimentado do estado

O aeroporto de Sorocaba é o mais movimentado do estado dentro da rede Daesp. De janeiro até outubro já foram 29.508 pousos e decolagens. O segundo aeroporto mais movimentado é o de Ribeirão Preto (SP), com 23.468 operações.

Já em número de passageiros, com embarques e desembarques, o aeroporto de Sorocaba ocupa a sétima posição. São 15 hangares na área do Daesp e 25 na área da prefeitura.

Em outubro do ano passado, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, comentou sobre o processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba, que permitirá voos internacionais com a instalação de uma alfândega.

De acordo com o secretário, o projeto estava andando, com reuniões e discussões com a Receita Federal e outros órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura.

Clique aqui para ler o artigo original de Ariane Flores no G1.

Artigos Recentes

Artigos Relacionados