Publicado originalmente no site Aeroflap por Micael Rocha em 14 de abril de 2023.
O Aeroporto Estadual de Sorocaba, Bertram Luiz Leupolz (SDCO / SOD) iniciará a operação por instrumentos já no próximo mês. Nas redes sociais estão circulando as novas cartas de aproximação IAC (Instrument Approach Chart) para as cabeceiras 01 e 19.
As cartas fazem parte de uma série de medidas tomadas após o início da gestão dos 11 aeroportos no estado de São Paulo por parte da iniciativa privada, incluindo Sorocaba. A ideia da gestora é permitir futuramente a internacionalização do campo, além de trazer maior flexibilidade e competitividade operacional a operadores e usuários, que há anos aguardavam a disponibilidade de operação IFR (Instrument Flight Rules) no aeroporto paulistano, que tem se destacado como um importante polo de hangares, instrução e manutenção de aeronaves de pequeno e médio porte.
A carta RNP Z para aeronaves categorias A, B e C descreve o procedimento de chegada para a pista 01, ideal para quem chega mais ao sul da cidade. Destaque para os dois IAFs (Initial Approach Fix) PCO03 e 04 com altitudes de 5100 pés e o IF (Intermediate Fix) PCO02 a confortáveis 4100 pés a 8 milhas de distância da cabeceira, com uma DA (Decision Altitude) de 3083 pés ou MDA 3090 pés, caso o pouso for baseado em LNAV.. Essa distância permite uma descida mais suave, quase contínua, ideal para aeronaves de categorias mais rápidas, como Bravo e Charlie.
A arremetida do procedimento será à esquerda do campo, afastando a aeronave de uma região mais volumosa de tráfegos que chegam e saem de Viracopos e Jundiaí.
Já para quem chega pelo norte, o procedimento Yankee para a pista 19 estabelece que as aeronaves bloqueiam o IAF PCO09 ou PCO10 à 5000 pés e 4500 pés respectivamente, passando o FAF (Final Approach Fix) a 3360 pés. Desse lado do campo a descida pode ocorrer pouca coisa mais baixo que na anterior, com a DA (LNAV/VNAV) e MDA (LNAV) a 3031 e 3040 pés. Um pouco alto, é verdade, mas já é um avanço.
Embora tais documentos estejam circulando entre pilotos e operadores da aviação, é importante ressaltar que ambos ainda não estão valendo. O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) cita como data de efetivação o dia 18 de Maio de 2023 podendo, inclusive, realizar alterações até a data constante no rodapé dos mesmos. Já os possíveis procedimentos de saída por instrumentos (SID) ainda não foram disponibilizados.