Torre Sorocaba em operação

Entra em funcionamento a Torre de Controle do Aeroporto Estadual de Sorocaba – Bertram Luiz Leupolz.

A operação foi iniciada às 7 horas do dia 1 de julho de 2020. A Torre de Controle é um órgão de controle de tráfego aéreo estabelecido para proporcionar o serviço de controle de tráfego aéreo a todo o tráfego na área de manobras (pista de pouso e decolagem e pistas de táxi) de um aeródromo e a todas as aeronaves em voo nas vizinhanças.

Dentro da cabine da Torre de Controle há quatro posições de trabalho: três ocupadas por Controladores de Tráfego Aéreo e uma por Observador Meteorológico.

As posições de trabalho ocupadas por Controladores, chamadas posições operacionais, são denominadas Torre, Assistente de Torre e Solo.

A posição Torre é a responsável por prover o serviço de controle de aeródromo às aeronaves em voo e sobre a pista, quer pousando ou decolando. A posição Assistente de Torre auxilia o Controlador da posição Torre, realizando coordenações com outros órgãos de controle, com outras posições operacionais e com a administração aeroportuária. A posição Solo é responsável pelo controle de aeronaves, veículos e pessoas em deslocamento pela área de manobras do aeródromo.

As posições operacionais Torre e Solo atuam emitindo instruções e autorizações por meio de frequências em VHF. A Torre transmite em 118,80 Mhz e o Solo em 121,80 MHz. Há ainda o Serviço Automático de Informação Terminal ou, como é popularmente conhecido, o ATIS. O ATIS é uma gravação que poderá conter as seguintes informações:

  • nome do aeródromo, informação da chegada, tipo de contrato, se a comunicação é mediante o D-ATIS, designador e hora da observação;
  • tipo(s) de aproximação(ões) esperada(s);
  • pista(s) em uso;
  • informações significativas sobre as condições de pista, incluindo, se apropriado, as características de frenagem;
  • atrasos devido a esperas, se apropriado;
  • nível de transição;
  • outras informações essenciais à operação, caso haja;
  • direção e velocidade do vento de superfície e suas variações significativas;
  • visibilidade, incluindo variações significativas e, caso disponível, o alcance visual na pista;
  • condições meteorológicas presentes;
  • quantidade e altura da base das nuvens ou o TETO, quando for o caso;
  • temperatura do ar;
  • ajuste de altímetro (QNH);
  • outras informações meteorológicas significativas, incluindo a tendência prevista, se houver; e
  • instrução no sentido de que, ao estabelecer contato inicial com órgão pertinente, o piloto acuse o recebimento de mensagem ATIS, incluindo o designador.

O ATIS em Sorocaba é transmitido por meio da frequência 127,775 MHz.

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